Image

Noticias históricas
 sobre o Rosário

O mesmo tem origens antiguissimas. Parece, de fato, que vem desde o século XII, quando já, da muito tempo, era recitado pelos monges Certosianos. Bem cedo, pois, se difundiu em todo o mundo catolico, assumindo caracteristicas diversas, ma conservando sempre a devoção à Maria Santissima. A popularidade do Rosário é confirmada também pelo grande numero de Confraternidades e Sodalicios,que, seja no passado que nos dias de hoje, levam o seu título.
O reconhecimento liturgico em honra à Nossa Senhora do Rosário se celebra no dia sete (7) de Outubro.

 
Image

Foi o Papa Gregorio XIII que a transferiu para este dia, substituindo-a à aquela de Santa Maria da Vitoria que seu predecessor São  Pio V  tinha instituído para comemorar a vitoria à Lepanto da marinha cristã sobre aquela turca, que ameaçava as costas do veneto.
 
A ESTRUTURA DO ROSÁRIO
 
De quantas Ave Maria é composto atualmente o Santo Rosário?

É formado de 200 Ave Maria subdivididas em dezenas, em grupos de quatro ciclos de 5 Mistérios cada um. Cada coroa do Santo Rosário é formado de 5 dezenas. A coroa do Rosário surgiu como instrumento para contar as  orações sobre modelos de instrumentos similares, já em uso perante outras religiões,em particular diante dos budistas  (l08 grãos) e os mussulmanos ( 99 grãos) isto é, quanto são os nomes atribuidos a Deus no Corão.
Leão X, por exemplo, em 1516 aprovou uma coroa em honra ao Nosso Senhor que constava de 33 grãos pequenos ( os anos de Cristo ) segundo a devoção popular pela oração de outros tantos Pater com o acrescimo de 5 graõs mais grandes (as feridas de Cristo) pela recita de 5 Ave.
 
PORQUE, NO PASSADO, O SANTO ROSÁRIO ERA FORMADO DE 150 AVE MARIA?

O Santo Rosário de 150 Ave Maria relembrava os l50 Salmos que fazem  parte da liturgia das horas e que no passado (mas também no presente) pelos não letrados vinham substituidos com a recita quotidiana de l50 Pater. Com o desenvolvimento da piedade mariana foi proposto ao povo a recita de 150 Ave, quando esta oração biblica não tinha ainda a segunda parte, que chegou pelos fins do século XV.
 
O QUE DISSERAM ALGUNS PAPAS A RESPEITO DO SANTO ROSÁRIO?
 
Difundido rapidamente, o Rosário veio bem cedo regulamentado, reconhecido oficialmente e  recomendado aos fiéis pelo Santos Pontifices. O Papa que  primeiramente determinou oficialmente a fisionomia essencial, lhe conferiu o carisma eclesial, enalteceu seu valor e o recomendou ao povo de Deus, foi o domenicano São Pio V.  Memoráveis são a " Bula Consueverunt" de 1569, verdadeira Cartha Magna  do Rosário e a "Salvatoris Domini "  de 1572, escrita depois da vitoria da cristandade em Lepanto.
Outro grande Pontifice do Rosário foi o Papa Leão XIII.  Devotissimo, ele mesmo, dessa oração, dedicou a ela 22 belos documentos.  A recomendou como " maneira fácil de fazer penetrar e inculcar nas almas os dogmas principais da Fé Cristã "
No ano 1883 estabeleceu que " durante o mês de Outubro do ano em curso e pelos futuros seja consagrado e e dedicado  à Celestial Virgem do Rosário"
Do ano 1891 reconhecemos a permanente definição que deu do Santo Rosário: " Como a nossa identidade - Fé é o compendio do culto devido a Maria."
Em 1892 justificou suas recomendações de rezar o Rosário, dizendo que nele " são assim bem e utilmente  reunidos uma excelênte forma de oração, um meio eficaz de conservar a fé e um ideal insigne de perfeita virtude: é justo que os verdadeiros cristãos o tenham sempre entre as mãos e o meditem piamente "
Em 1898 afirmou que " o Rosário constitue a mais excelênte forma de oração pessoal e o meio mais eficaz de conseguir a vida eterna e que na hora suprema os devotos do Rosário serão consolados pela materna ternura da Virgem Maria e adormecerão docemente no seu seio."
O Papa São Pio X muito estimou e amou o Rosário, recitando-o fielmente antes e durante o pontificado. Ele afirmou:  " O Rosário constitue a oração por excelência, unindo-se à meditação dos mistérios da nossa religião e às mais santas das orações, à meditação da Virgem Santissima: devemos nutrir a mais cara esperança que por meio dessa prática o Senhor nos concede as melhores graças."
No seu testamento recomendou o Rosário como " a oração que, sempre depois daquela liturgica, entre todas é a mais bela , a mais rica de graças, aquela que mais agrada à Santissima Virgem Maria."
Com importantes enciclicas e discursos exaltaram e recomendaram o Rosário Bento XV e Pio XI  a quem vem atribuida a frase provocatória, assim descrita: " Poderia converter o mundo se tivesse um exército que recitasse o Rosário "
De Pio XII vem também a famosa definição: " O Rosário é a sintese de todo o Evangelho, meditação dos mistérios do Senhor, sacrificio vespertino, coroas de rosas, hino de louvor, oração da familia, sinal seguro dos favores celestiais, presído da esperada salvação "
João Paolo II, no dia 16 Outubro de 2002 publicou uma Carta Apostolica  " Rosarium Virginis Mariae" por ocasião do 120° aniversário da Enciclica " Supremi Apostolatus Officio" com que, Leão XIII, o 1° Setembro de 1883 deu inicio à publicação de vários documentos dedicados propriamente ao Rosário.
Embora " caracterizado da fisionomia mariana "  escreve João Paolo II  na introdução à carta, " o Rosário é a oração de coração cristológico que com a sua semplicidade e profundidade  permanece também nesse terceiro milenio, uma oração de grande significado, destinada a trazer frutos de santidade"  João Paolo II proclamou o ano  que vai de Outubro 2002 ao Outubro de 2003 ano do Rosário convidando à recita dessa oração que " leva ao mesmo coração da vida cristã e oferece uma extraordinaria e fecunda oportunidade espiritual e pedagógica para a contemplação pessoal, a formação do povo de Deus e a nova evangelização."

Tradução a cargo de Dott. Alberto Rossini (Brasil)

 

AS VIAS DO ESPIRITO

Imitação...... 3.55 DA CORRUPÇÃO DA NATUREZA E DA EFICÁCIA DA DIVINA GRAÇA

Image
Imitação...... 3.55
 
DA CORRUPÇÃO DA NATUREZA  E DA EFICÁCIA DA DIVINA GRAÇA

 
 
Senhor meu Deus, que me criastes à vossa imagem e semelhança, concedei-me a vossa graça, que mostrastes ser tão grande e necessária à salvação, para que eu vença a minha natureza corrompida, que me arrasta ao pecado e à perdição.
Porque sinto na própria carne a lei do pecado contraria à lei do espirito, que me leva cativo a obedecer, em muits coisas à sensualidad: nem poderei resistir às suas paixões, a não ser que me assista a vossa santissima graça, infundida, ardentemente, em meu coração.
Faz-se mister a vossa graça e grande graça, para que eu possa vencer a natureza, sempre inclinada ao mal desde a infancia.l


THE WAYS OF THE SPIRIT

Jesus Christ's features

Image

From a letter of
Publius Lentulus
to Tiberius (31 d.C.)


Letter  from  Publius Lentulus, governor of Judah, to  the Emperor about  Jesus Christ’s features.  Lentulus was a contemporary with Christ. This document is of great historical value and it is very truthful.