Image
EPIFANIA
06 Janeiro 2014
" ...... e Lhe ofereceram presentes. "
Uma reflexão


Epifania significa teofônia, ou seja, Manifestação Divina. São Mateus traz uma magnifica narração da visita dos magos a Belém, guiados pela luz de um astro luminoso, que é o principio da realização profetica de Isaias. É por isso que os magos, que não eram reis,acabam confundidos com os reis de que fala o profeta e nos nossos presépio figuram caravanas  de camelos e dromedários.  O núcleo substancial de toda a narração de Mateus é o universalismo do Reino de Deus inaugurado por Cristo.

Image

O Evangelho é destinado a todas as nações do mundo. É o próprio Mateus que vai finalizar seu evangelho com a missão de ir para todo o mundo, fazendo discipulos do Senhor batizando as pessoas em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo e recomendando a eles em observar tudo quanto o próprio Senhor ordenou.
Image
Os estudiosos do Evangelho, desde sempre, foram descobrindo simbolismos para os presentes oferecidos pelos magos. Ofereceram Ouro, porque Jesus é o Rei: ofereceram Incenso, porque Jesus é Deus, a quem se eleva o incenso de nossas suplicas: ofereceram Mirra, porque Jesus é homem verdadeiro, precisando da mirra para embalsamar seu corpo. Poderiam complementar o simbolismo desses presentes assim: O  Ouro é a  nossa fé, que deve ser pura e perseverante, como o ouro purificado no crisol: Incenso seria a  nossa oração que sobe perfumada da planicie desse mundo para a altura da eternidade:  Mirra seriam os  sacrificios e dores, inseparáveis da condiçõa humana em que vivemos, enquanto não surge a luz do ultimo dia.
Image
Para os dias atuais seria otimo fazer uma comparação. O Ouro seriam as leis que governam nossos estados, enquanto inquietos em busca da estabilidade da harmonia da justiça e da paz: o Incenso seria o nosso ideal de convivência, que se espande em direção de todas as fronteiras, procurando superar todas as limitações e a Mirra seria o simbolo de todas as lutas para tornar a vida uma conquista de cada dia. Em Cristo encontraremos a vitoria e isso acontecerá se formos generosos e cheios de confiança no poder do Divino Rei, que os magos foram adorar em Belém...........
Dott.Alberto Rossini
Image

Image


AS VIAS DO ESPIRITO

TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA

Image

TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA
08 MARÇO 2015
UMA REFLEXÃO


A liturgia do Terceiro Domingo da Quaresma nos dá conta da eterna preocupação de Deus em conduzir os homens ao encontro da vida  nova. Nesse sentido a palavra de Deus  que nos é proposta apresenta sugestões diversas de conversão e de renovação.  Na primeira leitura, Deus nos oferece um conjunto de indicações  (mandamentos) que devem  balizar a nossa caminhada pela vida.  São indicações que dizem respeito à duas dimensões fundamentais  da nossa existência: a nossa relação com Deus e a nossa relação com os irmãos.
............

THE WAYS OF THE SPIRIT

Imitação......3.40 COMO O HOMEM DE SI MESMO NADA TEM DE BOM E DE NADA PODE GLORIAR-SE


Image

Imitação......3.40
 
COMO O HOMEM DE SI MESMO NADA TEM
 DE BOM E DE NADA PODE GLORIAR-SE

 
Senhor: que é o homem para que dele vos lembreis: que é o filho do homem para que o visiteis ?
Que merecimento tinha o homem para que lhes désseis a vossa graça ?
Senhor, de que podia queixar-me, se me desamparesseis ?
Que posso eu, com justiça objetar, se não me concedeis o que vos peço ?
Certamente posso pensar e dizer com verdade:Senhor, nada  sou e nada posso, nada tem de bom em mim, falta-me tudo, tendo sempre para o nada. Se não for por vós amparado e inteiramente fortalecido, logo me torno tíbio e dissipado.


LOS CAMINOS DEL ESPIRITU

EL ROSARIO ES ESCUELA DE CONTEMPLACIÓN Y DE SILENCIO

Image

EL ROSARIO ES ESCUELA DE CONTEMPLACIÓN Y DE SILENCIO
“El Rosario es escuela de contemplación y de silencio. A primera vista podría parecer una oración que acumula palabras, y por tanto difícilmente conciliable con el silencio que se recomienda oportunamente para la meditación y la contemplación.
En realidad, esta cadenciosa repetición del avemaría no turba el silencio interior, sino que lo requiere y lo alimenta.
De forma análoga a lo que sucede con los Salmos cuando se reza la liturgia de las Horas, el silencio aflora a través de las palabras y las frases, no como un vacío, sino como una presencia de sentido últimos que trasciende las palabras mismas y juntamente con ellas habla al corazón”.
Benedicto XVI



WEGE DES GEISTES

Canto di Meditazione (Mira il tuo popolo)

Image

MIRA IL TUO POPOLO
O Santa Vergine,
prega per me
 

 

Preghiere

La mia preghiera del mattino

Image

La mia preghiera del mattino
 
Padre, ti ringrazio di avermi creato e di avermi donato il tuo Unigenito Gesù.



TI OFFRO DI QUESTA GIORNATA:

-ogni pensiero
-ogni palpito del cuore
-ogni respiro dei polmoni
-ogni moto articolare
-ogni progetto con lo slancio di attuarlo, con le delusioni che potrebbero seguirlo.




-->