lingua portoghese
Image

A ORIGEM DO EVANGELHO
 
Quando tomamos nas mãos o Evangelho precisaria já termos alguma idéia de como surgiu este pequeno livro, ou seja, estes quatro Evangelhos que não cairam do céu, como dizem os islamitas do Corão deles, mas foram escritos por homens de Deus, sob uma sua particular inspiração.  A Igreja assegura que o verdadeiro Autor da Escritura é Deus:  mas como produto literario há um escritor que trabalhou como qualquer outro escritor, servindo-se de uma caneta ( um pequeno pincel daquela època) e de seus instrumentos expressivos.  A inspiração divina não o dispensava para não usar-lo, segundo as capacidades pessoais. Mas isso o veremos de forma detalhada mais adiante. Vindo à forma como se originou o Evangelho, muitos de voces saberão que, por uns vinte anos o cristianismo foi à frente, através a pregação viva dos Apostolos e outros evangelizadores itinerantes qualificados.
 

Image

Mas logo foi entendido que precisava ter em mãos qualquer anotação, qualquer escrito especialmente quando a opera da evangelização  passou para pregadores que não tinham conhecido pessoamente Jesus, e alguns nem mesmo os apostolos.
 
Assim nasceram os Ditos do Senhor ( em grego Lóghia)   Se tratava de breves frases incisivas que serviam de sustento à memória de quem aumentava ou explicava à viva voz todo o resto.   Alguns desses Ditos se referiam à argumentos sapienciais, aonde o Divino Mestre dava as linhas da vida cristã: outros reportavam elementos apocalipticos ou proféticos, como o discurso escatológico, ou seja, do fim de Jerusalém e da historia humana.  São sábios esses ditos ou lóghia, nos três Evangelhos sinopticos, em Marcos, Mateus e sobretudo em Lucas, que parece tenha acrescentado mais que outros.  Achamos também nos outros ecritos do Novo Testamento.

Image
 
Eis um pouco de alguns desses ditos: " Quem ama o pai e a mãe mais do que a mim, não é digno de mim. "  " Não quem me chama Senhor, Senhor, mas quem faz a vontade do meu Pai, estes entrarão nos reino do ceú."   E, fora o Evangelho, Paulo recorda um dito de Jesus: "  Há mais alegria no dar do que em receber."
 
Num segundo tempo, veio a ser entendido que essas frases, densas de vida evangelica, viessem inseridas num contexto biografico do Salvador, em qualquer episódio de sua vida para memoriza-las e consegui-las mais facilmente.  Assim nasceram os nossos Evangelhos, nesses a discrição dos episódios  e dos lugares tem caracteristica de autênticidade historica, isso é, se referem à verdadeiras realidades, mas ao serviço dos ensinamentos de Jesus.
 
São Gregorio Magno teria observado que também os fatos da vida de Cristo tem um autêntico valor de admoestramento.
 
Segundo Lucas, " muitos procuraram de colocar junto um raconto dos acontecimentos  verificados entre nós" (Lc 1.1) Sobre Jesus.
 
De seguro não se referiam aos apócrifos ( dos quais teremos maneira  de falar)  e muito  menos aos outros dois evangelistas, mas sim para outros que deixaram escritos e que foram perdidos.

Image
 
Os quatro Evangelhos Canonicos não foram aceitos pelas Igrejas particulare sem dificuldade ( da situação particular de cada uma). No inicio do segundo século aparecem como património de fé, pelas Igrejas mais importantes e do quarto século em diante para todo o mundo cristão.
 
É suficiênte, para ter uma idéia do-itinerário dos escritos evangelicos, como fonte de fé da Igreja e como ponto de referimento para cada experiência cristã da vida.

Tradução a cargo de Dott. Alberto Rossini (Brasil)

Image
 

AS VIAS DO ESPIRITO

SANTISSIMA TRINDADE

Image

SANTISSIMA TRINDADE
31 MAIO 2015
UMA REFLEXÃO



A solenidade da Santissima Trindade que hoje celebramos é um convite a decifrar um mistério que se esconde por detrás de "um Deus em Tres Pessoas", é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é familia, que é comunidade, e que criou os homens para os fazer comungar nesse misterio de amor.
Na primeira leitura Deus revela-se como Deus da relação empenhado em estabelecer comunhão e familiaridade com seu povo. É um Deus que vem ao encontro dos homens, que lhes fala e lhes indica o  caminho seguro de liberdade e de vida  e que está permanentemente atento aos problemas dos homens, que intervém no mundo para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime e para nos oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira.
.........


THE WAYS OF THE SPIRIT

Did the Virgin Mary really die?

Image

Did the Virgin Mary
really die?


The very first question that arises staring at an ancient Byzantine icon of the Dormition representing the Virgin Mary’s body laying on a bed and Her figure raising above it, it’s if this picture, painted by a Mount Athos monk, indented to represent, with such a little convincing patterns, only Her Soul or Her entire Body as well. A religious inexperienced viewer would have his attention attracted by the abstract symbolism, while the pious viewer looking for cheap experiences would be contradicted by the archaic verism of the Virgin laying on a bed on the verge on expiring, like an ordinary woman.

 

WEGE DES GEISTES

LE ANGOSCIE DI MADRE TERESA DI CALCUTTA


Image

LE ANGOSCIE DI MADRE TERESA DI CALCUTTA

Nelle sue lettere spirituali Madre Teresa di Calcutta parla della sua arida spiritualitá e della esperienza che Dio la avesse abbandonata e ancora del silenzio di Dio nella sua vita. Il fatto impaurí molti perché cominciarono a questionare: come puó una religiosa come Madre Teresa che si é intregata totalmente al servizio di Dio, possa passare per momenti di tali tormenti spirituali ? Oppure, perché avrebbe dubitato della esistenza di Dio ?

 Le prove nella vita spirituale non sono sconosciute ai santi e per questo non ci dobbiamo scandalizzare. Dio ha i suoi cammini per condurre gli uomini alla santitá perfetta, cammini che non sono i nostri come dice la scrittura: " i miei pensamenti non sono i vostri pensamenti,i vostri cammini non sono i miei cammini ( Is.55.9 )


Preghiere

PRESENZA DI DIO

Image

PRESENZA DI DIO


“ LA NATURA E’ IL POEMA DI DIO”  DICE CONTARDO FERRINI.
DIO E’ PRESENTE NELLA NATURA.
CON LA SUA POTENZA CREATRICE NE HA TRACCIATO LA FISIONOMIA, PLASMANDO DI BELLEZZA OGNI SUO CONTORNO.